terça-feira, 6 de julho de 2010

Tratamento de imagens no Photoshop



No Photoshop temos uma técnica para tratar imagens de forma profissional que não exige conhecimento profundo sobre a teoria de cores.








Falar sobre tratamento e manipulação de fotografias num site especializado, muitas vezes pode gerar controvérsias. Existe um segmento de fotógrafos que resiste, ferozmente, aos avanços das tecnologias digitais. Longe de querer ser uma unanimidade, quero passar aqui para amadores e profissionais adeptos dos ajustes digitais dicas e truques para acelerar o processo de produção. Controvérsias à parte, manipulações e correções em fotografias existem desde a invenção da própria fotografia ...




Falar sobre tratamento e manipulação de fotografias num site especializado, muitas vezes pode gerar controvérsias. Existe um segmento de fotógrafos que resiste, ferozmente, aos avanços das tecnologias digitais. Longe de querer ser uma unanimidade, quero passar aqui para amadores e profissionais adeptos dos ajustes digitais dicas e truques para acelerar o processo de produção. Controvérsias à parte, manipulações e correções em fotografias existem desde a invenção da própria fotografia através de processos manuais, antes realizados por meticulosos laboratoristas. Os programas de computador, como o Photoshop vieram para dar mais controle, precisão, confiabilidade e variedade de ajustes. Claro que não devemos usar o Photoshop para transformar um pingo de água num oceano, o correto é usar o programa apenas para ressaltar determinadas características ou efeitos da imagem, de maneira que elas possam transmitir com mais clareza a mensagem. Nossa contribuição aos membros do Digiforum consiste nesta missão.

Neste primeiro artigo, quero mostrar um comando excepcional para tratar imagens, sem usar o “achometro” para colocar mais essa ou aquela cor. O comando Níveis (Levels – CTRL L), sem dúvida, é a melhor ferramenta do Photoshop para realizar o ajuste de brilho e contraste. Nele o fotógrafo tem a possibilidade de ajustar, individualmente, os níveis de intensidade das sombras, tons médios e realces (claridade) da fotografia. O comando Níveis possui um histograma que ajuda o fotógrafo a identificar a intensidade da cor na imagem. A maior parte dos fotógrafos se assusta com a aparência matemática do comando Níveis. Você aciona o comando e aparece na tela um gráfico, aparentemente, complicado.

Na verdade, o histograma é uma representação gráfica das cores. Ele mostra se a fotografia contém informações suficientes nas sombras (lado esquerdo do histograma), tons médios (centro do histograma) e realces (lado direito do histograma). Dessa forma, ao visualizar o histograma, o fotógrafo facilmente saberá onde é necessário efetuar as correções.

Normalmente, uma boa exposição começa com uma gama de tons no preto e termina no branco. Se houver um baixo nível de tons no lado direito do histograma é porque a fotografia tem poucos brancos. Com nível baixo no lado esquerdo, a fotografia está com poucos pretos. Veja que na figura 1.



O histograma mostra que no lado direito há um alto nível de branco, ou seja, a fotografia está com muita claridade. Em compensação, no lado esquerdo, a um vazio mostrando que falta preto. Quando ambos os lados estão sem informação é porque sua fotografia está sem contraste e necessita tanto de preto como branco.

A figura 1 ainda mostra três pequenos triângulos abaixo do histograma. Esses controles deslizantes são responsáveis pela alteração dos níveis de preto (sombras), cinza (tons médios) e branco (brilho). A alteração dos níveis pode ser feita de maneira manual ou automática. Vamos a um exemplo. Veja a imagem (fig. 2).



Acesse o comando Níveis pelo menu Imagem > Ajustes e o submenu Níveis (Ctrl L). No nosso caso, o histograma mostra a falta sombras escuras. Então, arrastamos o controle deslizante do preto até que ele chegue no início do histograma. Observe que aumentaram os níveis de sombras. Nesse caso, o controle do branco fica onde está (fig. 3).



Com esse pequeno ajuste a foto já está bem melhor. Mas ainda não acabou. Às vezes, a foto pode ficar escura, como nesse caso. Por isso, existe o controle de tons médios. Desloque o controle deslizante cinza um pouco para a direita de forma que a foto tenha o brilho correto e não fique com áreas de sombras chapadas. Compare o resultado final (fig. 4).



Na caixa do comando Níveis existe um opção Automático, que quando acionada faz automaticamente a distribuição dos níveis de preto, branco e cinzas, dispensando a execução manual pelos controles deslizantes. Há uma terceira forma de definir os pontos de ajustes. Com a tecla Alt pressionada arreste o controle deslizante das sombras até que apareça o primeiro ponto preto na imagem. Faça o mesmo com o controle do branco. Na primeira vez que fizer, não se espante com o desaparecimento da imagem. Mantenha a tecla Alt pressionada e continue deslizando o controle até aparecer o primeiro ponto preto ou branco na imagem (fig. 5).



O comando Níveis é um passo importante no tratamento de uma fotografia. O fotógrafo deve explorá-lo ao máximo. Mesmo existindo outras ferramentas no Photoshop para controles de brilho e contraste da imagem, o Níveis é um dos melhores. No próximo artigo continuaremos com outras dicas e truques. Espero que a dica ajude. Até a próxima!

Autor: Altair Hoppe
Fonte: www.papiloscopistas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário