terça-feira, 20 de julho de 2010

Reforços já podem estrear

A FIFA autorizou ontem o pedido da CBF de antecipação da janela de inscrições de jogadores no Brasil, para 20 de julho a 19 de agosto. Com isso, os jogadores que estavam no exterior e teriam de esperar até o início de agosto, já podem ser regularizados.

Jogadores como Mendez e Daniel Carvalho (Atlético-MG), Bobadilla (Corinthians), Val Baiano (Flamengo), Emerson e Belletti (Fluminense), Rafael Sóbis (Inter), Keirrison (Santos), Zé Roberto e Éder Luis (Vasco), entre outros, já podem ser inscritos e entrar em campo assim que estiverem em forma, no Brasileirão e fases finais de Copa do Brasil e Libertadores.

Com isto, os times devem ganhar opções, o Campeonato Brasileiro ganha em técnica e a disputa fica mais acirrada já a partir das próximas rodadas.

Como funciona a famosa "janela de transferências"

A FIFA determina que as confederações têm dois períodos durante o ano para inscrever atletas vindos de transferências internacionais:

- um período de até 12 semanas, normalmente no início da temporada
- um período que não pode ultrapassar 4 semanas, normalmente no meio da temporada

Cada confederação estipula as datas dos períodos com um mínimo de 12 meses de antecedência. Fora destes períodos, um jogador só poderá trocar de clube caso o seu contrato tenha se encerrado dentro do período da transferência.

É importante ressaltar que estas regras só se aplicam a transferências internacionais (atletas que estavam fora do Brasil) pois as transferências internas ao país são de responsabilidade da CBF.

Polêmica de 2010

A primeira janela de inscrições de jogadores de 2010 no Brasil ocorreu de 15 de janeiro a 8 de abril e a segunda estava marcada para iniciar em 3 de agosto.

Com a Copa do Mundo, e consequente pausa nos campeonatos nacionais, as transferências internacionais se acentuaram.

Por este motivo, os clubes solicitaram à CBF a antecipação da janela, visto que jogadores que já estavam contratados, recebendo salários, teriam de ficar aguardando até o início de agosto para jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário