sábado, 24 de julho de 2010

Quem quer ser um treinador?

Copa do Mundo de 2006...
A seleção brasileira chega em um clima de "já ganhou". Muitos craques, muita badalação, muita exposição, pouco comprometimento, atletas fora de forma e decepção dentro de campo. Resultado: sai Parreira, entra Dunga.
Muito criticado pela falta de experiência, assumiu a seleção com a tarefa de mudar a "cara" do time. Como argumento, sua carreira como jogador, sempre de muita dedicação e comprometimento.

Dunga começa uma renovação, testa vários jogadores que jogam nos times brasileiros. Na Copa América de 2007, alguns jogadores renomados pedem dispensa da seleção para disputar partidas por seus clubes ou para ter férias, já que estava no final da temporada européia. Depois da vitória por 3x0 contra a Argentina na final, Dunga começa a ganhar confiança.

Ao final de 2009, Dunga venceu a desconfiança dos torcedores. O Brasil campeão da Copa América, da Copa das Confederações e classificado em 1º lugar nas eliminatórias tinha muita raça e , novamente, todos queriam fazer parte da seleção. A expectativa para a convocação para a Copa do Mundo era grande.


Mas em 2010 tudo mudou, as críticas por não convocar os grandes jogadores que havia surgido no início do ano, trouxe toda a desconfiança de volta. A "gota d'água" foi a desclassificação na derrota por 2x1 para a Holanda nas quartas-de-final da Copa do Mundo. A crítica esportiva, culpa Dunga. A CBF, rapidamente, demite toda a comissão técnica e admite que errou ao escolher o técnico mas que quando percebeu "já não tinha mais volta".
Dunga sai da seleção com 40 vitórias, 12 empates, 6 derrotas, sem nunca ter perdido para Argentina, e carregando toda a culpa pelo insucesso na Copa.

Resultado: o fato de ter jogado toda a culpa em cima do treinador, aliado ao mal relacionamento que a CBF tem com vários clubes desde a última eleição dos clube dos 13 (onde a CBF fez pressão para eleger um candidato que não foi o escolhido), faz com que 2 opções (Felipão e Muricy) já tenham recusado o cargo que, até pouco tempo, seria o grande sonho de todo treinador. As opções da CBF estão diminuindo e a mesma poderá ter dificuldades para colocar um técnico conceituado no cargo até o início de agosto.

Um comentário:

  1. Na verdade, penso que ultimamente, temos 170 milhoes técnicos.
    O que o Dunga fez de tão errado, não foi deixar o Kaká descontrolado no jogo, ou não encontrar o lateral ideal. Ele "cavou sua caveira" ao bater de frente com a imprensa, manipuladora de fatos brasileira.
    Ao negar entrevistas, fechar treinos, impor. Apenas fazendo uso de seu direito como treinador, ele arrumou briga, com quem passa a imagem pro povo.
    Ser técnico é difícil, agradar 170 milhoes, que acham que sabem todas as técnicas do mundo do futebol, não é fácil, aliás é impossível.
    Aceitar este cargo implica em ir do céu ao inferno, em fração de segundos, é mais do que a responsabilidade de fazer o brasil ganhar.

    ResponderExcluir