quarta-feira, 21 de julho de 2010

O valor de um sonho

Quando criança pensei em ser bailarina, professora, médica ou advogada. Meu irmão quis ser caminhoneiro, jogador de futebol e astronauta. Fomos crescendo e pensando de forma diferente. Mas o mais importante é que eles, OS SONHOS continuavam em nossas vidas. Mudaram, deixaram de ser prioridade, não foram realizados, porém, nunca deixaram de estar presentes, em se tratando do meio pessoal, ou profissional.
Não quero mais ser professora, mas quero conhecer o exterior. Meu avô no auge de seus 84 anos me fala sempre, que o que o mantém vivo, são seus sonhos.
A mim também.
E qual o valor de um sonho? Até onde lutar? Quanto vale? Penso que o mais importante do sonho, é esta motivação para realizá-lo. É não deixar ele guardado no fundo da gaveta, sem nenhuma ação para construí-lo. Um sonho precisa se tornar uma meta, traçar o plano para a realização, o que é preciso fazer, como fazer, quando será feito e mãos a obra.
Porque terrivelmente, um sonho pode se transformar numa frustração.
Sonhar é bonito demais, mas realizar um sonho é impossível de ser descrito. O campeão que conquistou o primeiro lugar sabe dizer, ele treinou muito pra estar ali, e ele conseguiu. Ele chegou onde sonhou, planejou, programou. Vitória, hora de comemorar, de chorar, gritar, abraçar e sorrir. Uma felicidade que não cabe no peito, mas aí, no dia seguinte é novamente dia de treino ao atleta, e o que surge? Uma nova meta, um novo sonho. Ele não pode viver de olhar para o troféu na estante. Precisar buscar outros. E assim tem que ser a vida. Buscar sonhos novos a cada dia, e novos meio de realizá-los.
Sonho motiva, enobrece, alegra, dá sentido a vida. Penso que viver sem sonhar, é ser muito pobre de espírito. Sempre me mandam crescer e dizem que não dá pra viver de sonhos, quem disse que sonho é exclusividade das crianças? Algum tolo, que não sabe o melhor da vida, certamente.
Um sonho não pode ser uma ilusão, tem que ser um objetivo. Espero sim, nunca destruir o sonho de uma criança. Adoro encontrar pessoas por aí, como meu avô, que sonham, mais e mais, incansavelmente. Ouvir sua voz fraca, me contar do que já conquistou, ver ele passar a mão na cabeça com ralos cabelos brancos como algodão e me contar do que está planejando.
E você? O que já sonhou para hoje? O que fez por este sonho?

Um comentário:

  1. Lindo Anaa...
    Acho que cada pessoa é exatamente do "tamanho dos seus sonhos" como ja dizia o poeta!
    E que tudo o que a gente almeja a gente alcança!!
    Essa deve ser a nossa maior percepçao de vida!!

    ResponderExcluir