quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os números não mentem

Após o massacre a vitória sobre o Sport, o Galo chegou a 28 pontos e passou a ter o melhor início de campeonato da era dos pontos corridos, ultrapassando  a campanha do Corinthians de 2011 no saldo de gols.

Mas, mais importante do que foi realizado até o momento são as projeções futuras:

Histórico 

Uma equipe, para ser campeã, precisa atingir os 72 pontos, ou 63,16% de aproveitamento.

Para chegar a Libertadores, são necessários 65 pontos, 57,02% dos disputados.

Com 45 pontos (39,47% de aproveitamento) a equipe livra-se do rebaixamento.

Situação atual

O líder do campeonato tem até o momento 84% de aproveitamento. Se conseguir 54% dos pontos restantes, reconquista o Brasil. Ou seja, com um aproveitamento de times pouco abaixo da zona de classificação da Libertadores (inferior ao do Inter - 7º colocado atual), conquista a taça.

Conquistando 45,68% (equivalente ao atual 9º) dos pontos a serem disputados irá novamente à competição mais importante das Américas.

Adversários

Enquanto isto, os adversário vão saindo da disputa: dos doze grandes, Santos, Palmeiras e Corinthians podem ser considerados fora da disputa, pois, mesmo que tenham uma equipe competitiva, necessitariam de mais de 74% de aproveitamento nas rodadas restantes, o que é muito improvável.

Seguindo o mesmo raciocício, Flamento e Botafogo, precisando aproveitar mais de 67% dos pontos, também poderão sair da disputa com alguns tropeços.

São apenas estatísticas, não garantem o sucesso, mas indicam um bom caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário