segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Novos tempos

Depois de oito anos da era Lula, começamos um novo tempo. E como toda novidade, vem carregada de expectativas e de incertezas. Será que o novo governo conseguirá dar continuidade aos avanços brasileiros dos últimos anos.

Se por um lado, a Dilma pega o Brasil em uma situação bem mais favorável que o governo anterior, por outro terá de conviver com a sombra do antecessor, já que as comparações serão inevitáveis.

Particularmente, acredito que a nova presidente tem sim grande possibilidade de executar um bom mandato, acredito inclusive, que nas questões mais técnicas, a Dilma tem mais capacidade que o Lula, a grande dúvida está nas questões políticas, Dilma não possue nem de longe o carisma e a força do discurso do presidente "do povo".

Na minha avaliação, até agora ela vem conduzindo bem a transição e conseguiu se sair até melhor que o ex-presidente na montagem dos ministérios, pois ainda mantém o controle da situação. Se cercou com um núcleo forte e bem experiente politicamente e conseguiu a aliança com o gigantesco PMDB sem sofrer tanta pressão. Basta lembrar que para o Lula ser eleito, foi criada uma grande coalisão, mas na montagem do governo não sobrou espaço para todo mundo, o que causou um "racha" na base aliada nos primeiros anos, fortalecendo a oposição, que criou várias CPIs, culminando no escândalo do mensalão.

Vamos ver se a presidente Dilma terá o mesmo jogo de cintura para assuntos políticos que o antecessor. Ser presidente é um grande desafio, a oposição quando bate, bate forte. Haja visto que mesmo o mito de popularidade Lula, que hoje é quase uma unânimidade, teve que superar duras críticas e chegou-se inclusive a ser cogitado um impeachmnent do mesmo.

É acreditar no novo governo e desejar sorte ao país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário