quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Fuleco e fuleragem

Ave!

Amigos leitores, alguém viu o Fuleco na abertura da Copa do Mundo do Brasil? 

O Fuleco (espécie de tatu ameaçado de extinção e endêmico do Brasil que tem a capacidade de se "transformar" numa bola) foi realmente uma ótima escolha para mascote da nossa Copa. 
Mas a alegria de quem tenta salvá-lo da extinção terminou aí.

A promessa da Fifa foi de ajudar na preservação da espécie. Mas não foi o que aconteceu. Depois de muita enrolação, o valor oferecido para a criação de um parque, que serviria de abrigo para o raríssimo tatu, foi classificado pelos defensores do desdentado animal como "indecoroso". 

Graças a essa celeuma, Fuleco, mais uma vez ameaçado pela ambição humana, "virou" bola e foi mandado para escanteio pelos cartolas da FIFA. 
Aliás, esses cartolas batem um bolão mesmo é no quesito financeiro, lucrando bilhões de dólares, enquanto nós, fulecos de todo o Brasil, ficamos com as contas das obras superfaturadas.
Quanta fuleragem...

Agora, nada me tira da cabeça que os mascotes das Olimpíadas do Rio são uma herança maldita do Fuleco. 
O pessoal resolveu importar do Japão aqueles monstrinhos para não ter dor de cabeça por aqui.

Quem deve tá se remexendo no caixão é o Tom Jobim. 
Grande entusiasta de nossa natureza, frequentador assíduo do Jardim Botânico, com certeza ficaria muito mais feliz em ser homenageado através de uma das lindas aves que ele contemplava em seus passeios.

Deve estar se perguntando: por que não o tucano-de-bico-preto? 

Ave símbolo do Rio de Janeiro, abundante no Jardim Botânico e que pode ser encontrada em vários bairros da cidade, este exuberante tucano combinaria muito mais com o Tom, com o Vinícius, ou com qualquer um de nós brasileiros. 
Muito mais que os Pokémons, pelo menos.


3 comentários:

  1. Obrigado João Sérgio Barros pela interessante primeira postagem. Sabemos que você é um dos grandes especialistas no Brasil na "Visão Animal". Realmente uma visão de estilo, que visa a preservação das espécies e também a sua perpetuação por meio da fotografia. Aguardamos ansiosamente as próximas postagens. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu grande amigo Edson! Desculpe a demora, mas acabou de sair mais um post. Só não sei como colocá-lo na "Visão Animal".
      Fraternal abraço!

      Excluir
    2. Ötimo, eu agradeço a excelente contribuição. Já coloquei como visão animal e visão da narureza. Um abraço!

      Excluir