domingo, 4 de novembro de 2012

Será que acabou?

A cinco jogos do fim do campeonato, as possibilidades se reduzem e as coisas parecem estar decididas. Parecem. Apesar de improváveis, surpresas ainda podem acontecer, tanto na parte de cima como na zona da degola:

Título

Com 8 pontos de vantagem, o Fluminense tem o título nas mãos. Mais 8 pontos e garante a taça. A esperança atleticana agarra-se numa tabela um pouco mais tranquila pro Galo:

- Os dois ainda jogam contra Vasco e Cruzeiro. Dificuldades iguais já que o primeiro fará um clássico com o carioca e o segundo com o mineiro.
- Na briga contra times do topo da tabela, o Flu pega o São Paulo e o Galo, o Botafogo. Melhor pro Galo.
- Da parte debaixo, o Flu pega os desesperados Sport e Palmeiras, enquanto o Galo enfrenta o rebaixado xará goianiense e o já tranquilo Coritiba.

Ainda não acabou, mas está próximo. Se o Fluminense vencer o São Paulo ou o Galo tropeçar frente ao Coritiba, o título vai para o Rio. Por outro lado, uma não improvável vitória do São Paulo pode acirrar disputa pelo caneco.

Libertadores

Inter, Botafogo e Vasco ainda sonham com uma combinação de resultados bastante improvável para conseguir uma vaga à Libertadores, mas me parece certo que os quatro primeiros se garantam. Falta definir as posições finais e, consequentemente, quem terá de disputar a pré-Libertadores.

Zona da degola

Na parte debaixo, Atlético-GO e Figueirense já podem se preparar para a disputar a série B. Palmeiras e Sport ainda lutam contra as estatísticas para se salvarem (podem se permitir apenas um deslize nas cinco rodadas). O Bahia ainda está com o alerta ligado. Da Portuguesa ao Flamengo já respiram tranquilos, mas se entrarem de férias antes da hora podem correr algum risco.

"Não creias impossível o que apenas improvável parece" (William Shakespeare)